PREFEITO MARCELO PASSUELO SE DESTACA DURANTE ENCONTRO COM DIRETOR-GERAL DA ITAIPU BINACIONAL

O prefeito de Fronteira – Marcelo Passuelo (MDB), diretor administrativo da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), se destacou durante encontro realizado, em Foz do Iguaçu (PR) com os diretores da Itaipu Binacional. A reunião que ocorreu na sexta-feira, 31 de agosto, debateu e esclareceu a nova divisão dos Royalties, resultados da geração da energia e da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH).

Em seu discurso, o prefeito de Fronteira, disse que apesar da mudança dos critérios de 45% para 65% da CFURH destinada aos municípios, os repasses das compensações acabaram sendo prejudicados pela pior crise hídrica desde o apagão ocorrido 2001. Com vários prefeitos presentes, ele disse para o diretor geral da Itaipu Binacional – Marcos Vitório Stamm, que a reunião estreitou parcerias e clareou os detalhes sobre os repasses.

“AMUSUH vem tendo um papel decisivo, junto ao governo federal, nas questões hídricas de nosso país. Essa reunião foi de suma importância e serviu para aproximarmos e dar mais transparência após a sanção do PLC 315/2009”, reconheceu o prefeito Marcelo Passuelo, lembrando ainda que, a nova lei também incide sobre os Royalties da Itaipu Binacional destinados aos 347 municípios pertencentes às bacias hidrográficas que alimentam a bacia do Paraná.

Passuelo ainda destacou a importância da AMUSUH ter um relacionamento institucional com a hidroelétrica da Itaipu, garantindo visibilidade e comprometimento da entidade, frente aos interesses dos municípios, nas questões que envolvem geração de energia elétrica e os repasses aos municípios.