PREFEITO DEFENDE MUNICÍPIOS DURANTE ENCONTRO COM A NOVA DIRETORIA DA ANEEL

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, o prefeito – Marcelo Passuelo (MDB), que atualmente ocupa também o cargo de diretor administrativo da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH), juntamente com a presidência de sua entidade e o deputado federal reeleito – Newton Cardoso Júnior (MDB), durante reunião com a nova diretoria da ANEEL, voltou a defender os municípios da região, sedes de hidroelétricas.

De acordo com o prefeito, a pauta objetivou uma aproximação maior com a nova diretoria da agência reguladora do sistema energético do país. “Além disso, tratamos de questões a exemplo do entendimento sobre o valor do preço médio da energia gerada no país; os impactos causados nos municípios sedes de usinas no retorno do ICMS, referente à produção de energia; debatemos as razões da queda do valor da Tarifa Atualizada de Referência (TAR) e a base utilizada para o cálculo de Compensação Financeira Pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), entre outros assuntos relevantes e de grande importância para os municípios sedes de hidroelétricas”, explicou o prefeito, frisando que a participação do deputado federal – Newtinho Cardoso foi muito importante.

“O nosso amigo e deputado Newtinho Cardoso tem feito um grande trabalho. Não apenas para o nosso estado de Minas Gerais, mas também, no sentido de melhorar e ajudar os municípios sedes de hidroelétricas, a terem uma fatia maior da receita de ICMS de energia”, informou o prefeito, lembrando ainda que o país é um grande produtor de energia. “Porém, vejo que as cidades sedes, há tempos vêm sendo prejudicadas, em virtude da não compensação justa, na distribuição do ICMS”, concluiu Marcelo Passuelo.