| 

Cidade

Artesanato

ARTESANATO E ALIMENTOS ARTESANAIS “Existem pessoas que são capazes de sonhar e transformar esses sonhos em realidade”.

OFICINA VÓ DIVINA: UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

 

Juliana P. Dias
Edson T. dos Santos


Ao TRANSFORMAR EM REALIDADE, o sonho de dezenas de mulheres, com a implantação de uma “Oficina de Artesanato” -, o prefeito Sérgio Cóxa-PSDB e o vice Narciso Marcelino de Oliveira-PSDB, hoje se orgulham de ver os trabalhos feitos por mãos de artesãs fronteirenses, que antes cortavam cana. A persistência na busca de ideais concretos tem sido a mola propulsora para o desenvolvimento do projeto, que foi criado com 16 dias apenas de governo.

“As dificuldades na busca da tecnologia de produção, de se conseguir um espaço físico para ser criado os núcleos de produção e comercialização, foi grande, mas em momento algum foi obstáculo suficiente para inibir a vontade e a determinação dos artesãos, na busca de soluções”, disse Narciso, principal coordenador do projeto, lembrando: “Com o firme propósito de agregar idéias e valores na transformação dos artesãos, os grupos de trabalhos foram organizados apostando no projeto. A partir daí demonstraram que com dedicação as idéias podem ser concretizadas”, ressaltou. Para ele, outro fator relevante foi à superação da cultura do individualismo e do isolamento, para uma cultura de cooperação. “Onde puderam desta forma diminuir as dificuldades, mostrando o quanto podemos ser fortes e unidos”, observou, frisando ainda que esse comportamento vem sendo fator indispensável para o desenvolvimento e a concretização do projeto.

“O que tem favorecido a implementação de novas técnicas, na utilização de matérias-primas, agregando valor aos produtos. Tudo isso só vem sendo possível graças à presença do Sebrae, que através de programas de alimentos artesanais e do artesanato, realizados em parceria com a Prefeitura de Fronteira, Senar e Sindicato Rural de Fronteira, vem resultando num envolvimento maior das pessoas inseridas no projeto e, principalmente, na produção de um artesanato de altíssima qualidade”, afirmou Narciso, dizendo que o resultado desta pareceria está contagiando a todos os envolvidos. “Mesmo com todas as dificuldades que estamos tendo inicialmente”, diz.

Segundo a supervisora de planejamento da Secretaria de Indústria, Comércio e do Turismo Rosângela de Oliveira, o mais importante de todo trabalho que vem sendo desenvolvido: “é poder ver o brilho no olhar e sentir a esperança criada em cada uma das artesãs, pois com surgimento dessa nova opção de renda, começaram a acreditar na possibilidade de se ter uma vida mais justa e digna”, disse e acrescentou: “Existem pessoas que são capazes de sonhar e transformar esses sonhos em realidade. A persistência e a determinação das pessoas envolvidas nesse projeto, é a prova viva de que tudo é uma questão de oportunidade. Por que o restante – criatividade e talento, já são características natas de quem precisava apenas de um voto de confiança”, completou, dizendo que com todos esses elementos, o projeto, está conseguindo dentro de padrões de qualidade e competitividade de preços altamente favoráveis, se expandir.

“As pessoas que acreditaram no valor desse projeto, estão superando os obstáculos e, principalmente, conseguindo uma vida melhor. E ainda: através da força do trabalho de cada um, estão levando o nome de Fronteira para diversos cantos de nosso País”, observou e finalizou: “Este é o resultado de um trabalho realizado por estas mulheres que, incansavelmente, trabalham para produzir peças de qualidade e de rara beleza, a exemplo de mantas para camas e sofás, jogos americanos, toalhas, etc. Mas, sobretudo, o projeto está gerando qualidade de vida”, arrematou. 

TEMPOS DE MUDANÇAS
Ontem na lavoura, hoje resgatando no tear manual, num ato de amor e dedicação, mãos que buscavam um ideal, fazendo um artesanato de alto padrão de qualidade e uma culinária de doces, geléias e alimentos derivados do leite, além de bebidas aromáticas, a exemplo de licores. Hoje, a cidade de Fronteira, devido ao seu grupo de “produtores de artesanato e alimentos artesanais” vem se destacando na mídia e tem sido citado como uma referência nacional, como forma de atividade de desenvolvimento sustentável.

Redes Sociais

Entre em contato


Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Fronteira-MG www.fronteira.mg.gov.br