| 

Cidade

Conheça Fronteira

Uma cidade bem no Centro do Triangulo Mineiro (Região Sudeste), às margens do Rio Grande, Dr. Mauricio Goulart plantou uma semente forte e sadia, da qual brotou uma árvore vigorosa que é a jovem cidade de Fronteira. Fundada em 1943, por intelectuais do eixo Rio-São Paulo, dentre eles Mauricio Goulart, Eduardo Giraudon e Joel Silveira, a cidade sempre foi pioneira em quase tudo, nesta vasta região. Já em 1945 inaugurava um Centro Telefônico da Companhia Telefônica Brasileira. A primeira ligação feita na cidade foi despida de qualquer modéstia, Mauricio Goulart falou com o seu amigo Paulo Bitencourt, proprietário do Jornal “Correio da Macha” (Rio de Janeiro) que se encontrava em Paris. Naquela época Fronteira tinha apenas algumas ruas, cerca de 50 casas e inaugurava sua linha telefônica falando com Paris.

\"\\"\\"\"


No ano de 1946 um pequeno grupo de homens e mulheres se reunia em torno daquele majestoso monumento representando um homem fincando um marco inicial na cidade, se preparava para a solenidade de inauguração daquele que hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade de Fronteira: o “Bernardão”. Criado e esculpido pelo artista Julio Guerra, que viera de São Paulo para construir esta obra de arte em apenas 45 dias, naquela selva longínqua, às margens do Rio Grande. Julio Guerra discípulo de Brecheret escultor de nome em São Paulo, participou do grupo que erigiu o Monumento das Bandeiras (Borba Gato), localizado à Avenida Santo Amaro, na cidade de São Paulo. No dia 21 de janeiro de 2001, Julio Guerra faleceu, aos 89 anos. Fronteira foi também uma das primeiras cidades a contar com emissora de rádio; a Rádio Clube, ainda hoje no ar.

Na divisa com o estado de São Paulo, Fronteira ocupa uma área de 18 mil Hectares. Está situada numa altitude de 458 metros. A cidade tem uma população de 16 399 habitantes e Emancipou-se a 30 de dezembro de 1962, pela Lei Nº 2.764. Dispõe de uma ótima infra-estrutura urbana e sua base econômica é formada pela agropecuária, comércio, turismo e indústria de transformação. Produz abacaxi, laranja e cana-de-açúcar. Destaca-se também, a importância da Usina de Marimbondo para Fronteira. Construída em 1970 por Furnas Centrais Elétricas S/A entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, é a segunda maior das oito hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Grande e se encontra localizada administrativamente no município de Fronteira. Desde a sua implantação, esta Usina teve características de pioneirismo, pois foi onde se construí a 1º Subestação de 500.000 V da América Latina, bem como a 1º Linha de Transmissão, também em 500.000 V.

\"\\"\\"\"


A Destilaria Fronteira, também foi de grande importância para o desenvolvimento da cidade. A Usina Fronteia S/A, instalada por Dr. Mauricio Goulart, no dia 23 de agosto de 1945, industrializou seu 1º saco de açúcar. A empresa passou por grandes modificações no decorrer dos anos, entre essa a da sucessão de vários grupos empresariais, e chegou a produzir álcool anídrico, porém hoje a Usina está desativada.

Ao longo de sua história, principalmente, enquanto Mauricio Goulart estava ligado intimamente com a cidade, Fronteira foi palco de visitas ilustres. Uma delas, talvez a mais importante, deu-se no dia 29 de julho de 1960 a do Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, que esteve na cidade para inaugurar o seu sistema de abastecimento de água, construído especialmente pelo Serviço Especial de Saúde Pública – de Belo Horizonte.

Em companhia de Juscelino Kubistchek, veio o Vice-presidente João Goulart, a Deputada Ivete Vargas e um imenso grupo de jornalistas. No campo do Turismo, Fronteira é privilegiada possuindo locais pitorescos como: Enseada Azul I, Enseada Azul II, Portal do Lago, Parque Lago e Sol, Jardim Veraneio, Marina Náutica Tamburi, Condomínio Rio Grande, Parque Meu Chão, Samburá, Parque Florianópolis, Barra do Manjolo, Náutico Clube Fronteira, Náutico Fronteira, Complexo Santa Mônica e outros pontos localizados às margens da represa de Marimbondo e do próprio Rio Grande.

Outro fator importante que valoriza a cidade de Fronteira é o Aeroporto de Furnas Centrais Elétricas S/A, que hoje é municipal: Categoria C, com pista de 1.722 metros de comprimento, 30 metros de largura, com marcação de balizamento diurno e noturno, sala de tráfego, rádio farol, munido com estação de rádio aeronáutica, podendo receber aviões de médio porte, inclusive jatos, porém o Aeroporto está desativado.

Fronteira também é destaque na “Arte”, e faz historia com um projeto de tecelagem, criado em 2005 com o intuito de tirar as mulheres do corte de cana para desenvolver seu próprio trabalho no tear manual. Hoje já organizadas em uma associação, essas artesãs expõem e comercializam seus produtos na Casa do Artesanato, Feira Livre local e outras Feiras Regionais e Nacional. As artesãs acreditaram no valor deste projeto, e estão superando obstáculos e principalmente conseguindo uma vida melhor, através do trabalho de cada uma com lindas peças, caminho de mesa, tapetes, jogos de lavabos, jogos americanos entre outros, que levou o nome de Fronteira para diversos cantos de nosso País.


Prefeitura Municipal de Fronteira - Secretaria de Turismo

Redes Sociais

Entre em contato


Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Fronteira-MG www.fronteira.mg.gov.br