| 

Cidade

História

FRONTEIRA: UM PARAÍSO NO BRASIL CENTRAL

\"\"

Fronteira foi fundada no dia 18 de julho de 1943.  O município foi implantado no interior do estado de Minas Geraisregião Sudeste do país. De localização estratégica, a cidade que é cortada pela BR-153, possui uma área de 200,00 km². Seus municípios limítrofes são: Frutal (MG) ao norte, Guaraci (SP) a leste, Icém (SP) a sul e Orindiúva (SP) a oeste. Com grande potencial turístico, o município localiza-se as margens do Rio Grande, na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Fronteira está a 671 km a oeste da capital Belo Horizonte e a 500 km da capital paulista. Está no centro da região mais desenvolvida do Brasil.

Ao contrário de outros núcleos urbanos da região, a cidade foi planejada antes de sua construção. E seu idealizador e fundador, foi o empresário, jornalista, advogado, escritor, deputado e poeta, Dr. Maurício Goulart. Fronteira, além de sua localização geográfica, que permite a indústria fácil escoamento de sua produção, a custo bem inferior, ainda conta com um aeroporto moderno e com capacidade de receber aeronaves de porte médio.

Fronteira nasceu de um sonho e ainda hoje, é considerado um dos poucos municípios planejados da região, com avenidas largas e arborizadas. A cidade foi inicialmente projetada para se tornar, na década de 40, em virtude de sua localização geográfica e belezas naturais, uma Las Vegas (USA), com a implantação de cassinos, porém, com a proibição de jogos de azar no país, o sonho de Maurício Goulart, naufragou. Enfim, hoje, seu maior patrimônio cultural, conhecido nacionalmente, é uma estátua de 12 metros de altura, que retrata um homem nu, o qual representa o marco geográfico do município. De autoria do grande artista plástico Júlio Guerra, discípulo de Brecheret, o monumento tornou-se o principal cartão postal da cidade.

 

Redes Sociais

Entre em contato


Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Fronteira-MG www.fronteira.mg.gov.br