DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Programa visa atrair novos investimentos e acabará com o mercado imobiliário no Distrito Industrial

Vista aérea do Distrito Industrial de Fronteira

O prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) determinou ao secretário de Comércio e Indústria, a reorganização de toda infraestrutura do Distrito Industrial (DI), e a reintegração de posse de todos os lotes ociosos.

Implantado em 2001, o Distrito Industrial de Fronteira, ao longo de duas décadas e meia, que deveria está gerando empregos e renda, foi transformando em um mercado imobiliário ilegal, onde falsos investidores, negociaram os lotes que receberam sem custo. Além disso, no local, há ainda a construção de moradias, o que é ilegal e inviabiliza o desenvolvimento econômico do município.

Diante deste cenário desanimador, visando o desenvolvimento econômico do município, o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) iniciou uma ampla auditoria no local e impôs um rigoroso processo de reorganização do Distrito Industrial de Fronteira, visando acabar com o comércio ilegal de lotes e colocar em prática seu programa de geração de empregos e renda para cidade.

“O nosso propósito é de reorganizar a área, para que, quando empresas pensarem em se instalar no município, tenhamos um espaço apresentável e capaz de convencer os empresários, a investir em nossa cidade”, disse Passuelo, frisando que o recadastramento dos lotes, visa acabar com o mercado imobiliário instalado no local deste sua implantação.

Lotes ociosos

Segundo o prefeito, todos os todos os lotes ociosos, voltarão para o município. “Vamos retomar a posse de todos os terrenos vagos. Além disso, iremos buscar recursos junto ao Estado, para revitalizar e melhorar a infraestrutura urbana de nosso Distrito Industrial”, assegurou, lembrando que o projeto de modernização do distrito propõe melhorias significativas na entrada do local, implantação de iluminação, remarcação dos lotes e remodelação dos acessos a BR-153.

“Nossa equipe já está trabalhando em projetos que são necessários para a obtenção de recursos, para que possamos investir para dar um novo aspecto visual ao nosso Distrito Industrial. Com isso, projetaremos o desenvolvimento econômico de Fronteira, que ocorrerá a médio e longo prazo”, confiante, afirmou o prefeito, ressaltando ainda que a questão de geração de energia elétrica que atenda a demanda do local, também será reavaliada, com a possibilidade de ampliação do fornecimento, extensão da rede e aumento da capacidade. “Precisamos trazer mais empresas e dar oportunidade àqueles que querem investir, e com isso, o nosso maior problema hoje, que é o desemprego, através de novos investimentos empresariais, vamos amenizar a carência social em nosso município. E estamos trabalhando para reverter essa situação, que é muito preocupante”, destacou o prefeito.

Choque de gestão

O secretário de Indústria e Comércio – Nildomar Lazaro da Silva, popular Cilinho, conta que, o prefeito solicitou a ele, que desse um choque de gestão no Distrito Industrial. Ele revelou que, na primeira semana em que assumiu a pasta, foi procurado por negociadores de imóveis.

"Nós acabamos com isso de imediato. Não tenho nada contra o mercado imobiliário, mas essa área é para empreendedores”, disse, assegurando que corretores de imóveis o procuraram, visando obter informações sobre áreas do distrito, que estão ociosas. “Esse fato, já era de nosso conhecimento, e o prefeito determinou que acabássemos com o balcão de negócios, envolvendo áreas destinadas para o desenvolvimento econômico", afirmou o secretário, ressaltando que neste momento está em andamento o recadastramento e mapeamento dos lotes. "Todas as áreas que estão ociosas, desde a implantação do Distrito Industrial, por determinação do prefeito Marcelo Passuelo, serão retomadas a posse”, assegurou, dizendo que após o recadastramento, serão publicadas no Diário Oficial do município, as áreas disponíveis para doação. “A partir de agora, existem regras e critérios para doações de lotes neste espaço, ou seja, somente serão beneficiadas, pessoas que são de fato, empreendedores”, concluiu Cilinho.