| 

Assistência Social

GOVERNO DE FRONTEIRA realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

O prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) destacou a importância da Conferência, ressaltando que é um forte instrumento, para o fortalecimento das Políticas de Assistência Social.

Da assessoria

Na tarde de terça-feira (11), a Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana do governo fronteirense, realizou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Fronteira, com a participação de diversas autoridades. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal.

Segundo a secretária de Ação Social do município – Angelita Priscila Marques, a Conferência tem como objetivo avaliar a Política de Assistência Social do município, visando assegurar o seu fortalecimento, por meio de propostas elencadas para os próximos anos.

“Além de eleger os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os delegados estaduais, a Conferência promove debates, que objetivam o fortalecimento da Política de Assistência Social de Fronteira”, afirmou a secretária de Ação Social do município, na abertura do evento, frisando que o desejo do governo municipal, é avançar na estruturação da assistência social em Fronteira. 

Prefeito

Em seu pronunciamento, o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) foi categórico ao expor sua preocupação, no que tange a promoção de ações que fortaleçam os vínculos com as famílias e amenizem a carência social no município. Ele destacou ainda os esforços que vêm sendo desenvolvidos na área da assistência social, visando erradicar a miséria e a fome de seu município.

“Em virtude da crise econômica que estamos vivenciando, investir nas pessoas, tem sido o grande desafio dos municípios brasileiros, por falta de recursos”, destacou o prefeito, salientando a importância da Conferência. “Acredito que, juntos, podemos encontrar as soluções, para que um maior número de famílias, em situação de vulnerabilidade, tenham mais atenção e sejam acolhidas pelos programas de ação social de nosso município”, afirmou o prefeito.

Sedese

A representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) – Luciene Fachinelli ressaltou a importância da Conferência, afirmando que o Estado, precisa se agigantar e fortalecer suas políticas públicas, direcionadas para os programas de Ação Social.

“É fato que estamos passando por uma grave crise política e econômica, mas precisamos nos agigantar e melhorar os serviços públicos, avançando no fortalecimento da Assistência Social”, destacou, parabenizando o prefeito – Marcelo Passuelo, pelos esforços.

Conselho Municipal

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social do município - Eliana Aparecida de Freitas, assegurou que a Conferência visa além de buscar soluções para o problemas de vulnerabilidade, assegura que os direitos das famílias em situação vulnerável, não sejam retirados. “Hoje, temos que sair daqui com as propostas, para que não se tirem de nós, o que temos para continuar implementando o bem estar das famílias, que necessitam dos serviços de assistência social de nosso município”, destacou a assistente social.

CRAS

Com o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS, a Conferência contou com apresentação cultural, protagonizada pelos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, que ao som das músicas: Xibom Bombom (Banda As Meninas) e Brasil Mostre sua Cara (Gal Costa), dramatizaram as desigualdades sociais, ainda muito acentuada no país. Logo em seguida foi feita a leitura e a aprovação do regimento interno, palestras, apreciação e aprovação das propostas elaboradas na pré-conferência. Também ocorreu a eleição dos delegados.

Autoridades

Além do prefeito – Marcelo Passuelo, fizeram parte da mesa de honra: o presidente da Câmara de Vereadores – Marcelo Moraes, a gestora municipal da Assistência Social – Angelita Priscila Marques, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social – Eliana Aparecida de Freitas, o representante dos usuários do SUAS no Conselho Municipal da Assistência Social – Márcia Castilho, a representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) – Luciene Fachinelli, e o assistente social, especialista em Políticas Públicas, e palestrante do evento – Alison Paulo da Silva.

 

 

Veja Também

Redes Sociais

Entre em contato


Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Fronteira-MG www.fronteira.mg.gov.br