GOVERNO PROMOVE encontro de educadores e destaca o importante papel do educador

Público presente na abertura do 1º encontro de educadores

Com rodadas importantes de palestras, o encontro de educadores, realizado em Fronteira (MG), oportunizou um momento de reflexão sobre o importante papel do educador líder no mundo contemporâneo.

Diante das profundas transformações nas relações entre os docentes, alunos e instituições de ensino, em que as mudanças são aceleradas pela rapidez ao acesso a diversas e diferentes fontes de informações e conhecimentos, nos dias 28 e 29 de setembro, a secretaria de Educação de Fronteira, promoveu o primeiro “Encontro de Educadores do município”.

Na abertura do encontro, realizado no Centro de Eventos da Escola Municipal José Maria Bastos Garcia, alunas da Escola Municipal Poliana Ziza Ferreira, fizeram uma bela apresentação de dança. Na sequência, o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) destacou a importância do educador, ressaltando que a rapidez e excesso de informações nem sempre ocasionam uma transformação positiva para a formação dos nossos alunos. “Desta forma, é muito importante refletirmos sobre o papel do professor nesse mundo informatizado e sua importância para a formação do aluno”, disse e concluiu: “Toda transformação positiva passa pela educação. Cuidar das crianças e da educação é papel fundamental da gestão pública. Apoiamos a realização deste evento por acreditar no potencial de cada servidor da educação fronteirense”, disse o prefeito, parabenizando a secretária de Educação e toda sua equipe.

Rodada de palestras

Com o tema “O educador líder frente aos desafios nos novos tempos!”, o encontro contou importantes palestras, as quais abordaram questões, como: “O entusiasmo a mola propulsora para o sucesso do educador líder”, palestra ministrada pelo frutalense Edimar Reis.

O encontro que contou com a presença do vereador – Leandro Pineis (PP), teve apresentações dos projetos educacionais desenvolvidos nos espaços escolares do município, além de palestra do consultor do Sebrae-MG, de Araxá, Alessandro Henrique de Souza que falou sobre “Empreender e educar”, focando na abordagem: o talento do educador”.

A consultora e palestrante do Senac de Uberaba, Patrícia Pereira Melo, abordou questões como: “Os alunos dos nossos sonhos e os sonhos dos nossos alunos”. Em seguida, o professor e palestrante – José Luiz de Paula de Frutal, com o tema: “Ética, amor e educação”, a importância da postura do educador líder. Finalizando, as rodadas de palestras, o professor e escritor – Josué Franco, de Pontal (SP), a importância de se contar histórias, visando incentivar os alunos, a descoberta de um novo mundo.

Participaram também do evento, as nutricionistas: Thayná Aparecida Silva Rodrigues e Isabela Pereira Galante de Souza, o educador físico – Edimar Tiago Rios e a enfermeira padrão – Flávia Batista do Nascimento.

Secretaria de educação

A secretária de Educação de Fronteira – Doris Day fez questão de agradecer cada participante do encontro e destacou o empenho de sua equipe, agradecendo ainda parceiros como: o Sebrae, o Senac e a Educae, e as secretarias que compõem o governo municipal, especialmente, a secretaria de Saúde.

Dóris enfatizou que a Educação é o principal meio de alavancar a sociedade. “A realização do encontro de educadores visa oportunizar um momento de reflexão sobre o importante papel do educador líder dos novos tempos”, destacou.