INCENTIVAR A LEITURA: Município de Fronteira realiza 4ª Feira Literária

A Educação em Fronteira tem sido um diferencial. O empenho e a dedicação dos educadores do município vêm transformando, por meio de projetos, o cotidiano nas escolas e nas creches da cidade.

A Prefeitura de Fronteira (MG) por meio da Secretaria de Educação realizou na sexta-feira, 10 de novembro, no Clube Recreativo de Furnas (Cref), a 4ª Feira Literária do município. O projeto, intitulado de Feira Literária Sabores e Lembranças de Cora Coralina foi desenvolvido em parceria com a Bunge e é coordenado pelas mediadoras de leitura - Betane Brittes, Thalita Blanco, Susana Quinto Garcia, Sandra Rodrigues de Sá Rosa, Edna Carraro e Juliana Andrade.

Este ano, além de homenagear a eterna e saudosa poetisa e contista goiana – Cora Coralina,  a feira literária valorizou os autores regionais, a exemplo do escritor e poeta fronteirense, popular Lourencinho e contou com o apoio do decorador e produtor de eventos - Ricardo Alves Ribeiro. Cerca de 3 mil pessoas, entre alunos, pais e familiares visitaram a feira que contou ainda com apresentações de coreografias encenadas por alunos das escolas: Poliana Ziza Ferreira, Marechal Castelo Branco e José Maria Bastos Garcia.

O evento teve como principal objetivo tornar o hábito da leitura algo prazeroso para os estudantes, além de fazer com que eles se aproximem desde cedo desse universo por meio, das múltiplas linguagens e temáticas que a literatura oferece, porém a novidade deste ano, além da experiência com a literatura de Cora Coralina, foi à presença de Mônica Mundim, uma contadora de histórias que deliciou os visitantes com a interpretação de Cora Coralina. Outra grande atração da feira, foi o sarau de poesias de Cora Coralina, recitadas pelos alunos do município.

O projeto ainda está voltado para a difusão e valorização do livro na escola e fora dela. A feira é uma ferramenta de promoção cultural, que envolveu não apenas a comunidade escolar, mas boa parte da população.

Durante a realização do quarto evento literário, foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano, onde foi possível apresentar toda a história de vida profissional e cultural de Cora Coralina, e resgatar as raízes culturais da região, como por exemplo, os poemas e histórias do senhor Lourenço, escritor e poeta do município. Ainda foi realizarda também uma exposição da culinária mineira com a distribuição de receitas, ou seja, dos doces típicos de nossa região.