Esportes e Lazer

JUDÔ NA ESCOLA: Projeto gradua mais 64 crianças

O sensei – Ricardo Borges, afirmou que a prática do esporte gera resultados positivos na vida dos alunos, já que para participar do projeto, eles devem ter boas notas, comportamento exemplar e frequência nas aulas.

Criado em 2005 pelo sensei – Ricardo Borges Ribeiro, com o objetivo de tirar da ociosidade das ruas, crianças e adolescentes, o projeto social – Judô na Escola, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Fronteira (MG), se tornou referência em Minas Gerais. Atualmente, o projeto conta com mais de 160 crianças e adolescentes, e não tem custo.

Na tarde de sábado, 15 de julho, o projeto graduou com faixas: branca, azul e cinza, 64 crianças, com idade acima de 4 anos. Além dos pais, participaram da cerimônia de exame e graduação, o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB), o presidente da Câmara – Marcelo Moraes (PRB) e o secretário de Esporte – José Urias Ribeiro.

“Os alunos procuram ser responsáveis e dedicados. Isso reflete em um bom treinamento durante as atividades do judô e em boas notas no final do semestre. Essas crianças aprendem a respeitar os pais, além de ter uma postura disciplinada”, destacou o protagonista do projeto, agradecendo sua equipe que é composta pelos senseis: Rodrigo Augusto, Cícero Rodrigues, Eder Siqueira e Diego Castro.

Para o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB), o esporte, aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de transformação social. “O projeto Judô na Escola promove a inclusão social, visando também princípios e diretrizes educacionais que norteiam a formação do caráter dos alunos”, afirmou o prefeito.

Pais

Durante conversa com um dos pais, ele comentou sobre sua experiência no esporte e a mudança comportamental que o judô promove na vida das crianças. “Sei o quanto o judô é importante na formação e no caráter do ser humano e, com certeza, os benefícios que trás para os nossos filhos”, destacou o pai e advogado Calil Walid Yaghi.