PREFEITO PARTICIPA de protesto contra a privatização de Furnas

Prefeito Marcelo Passuelo durante protestos contra a privatização da estatal

O prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) criticou as privatizações do setor hidrelétrico brasileiro, ressaltando que, em países, como os EUA, Canadá, França e a Alemanha, os principais recursos hidrelétricos são mantidos sob-rigoroso controle governamental.

O prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB) participou de protestos contra a privatização de Furnas, na segunda-feira (25/9), realizado em São José da Barra (MG). A mobilização que contou com o apoio de prefeitos, vereadores, deputados e diversos segmentos da sociedade, foi organizada por entidades sindicais do setor.

Em seu pronunciamento, o prefeito fronteirense, que é também diretor administrativo da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), se manifestou contra a privatização da empresa.

"Furnas é uma das maiores e mais lucrativas empresas da América do Sul”, afirmou o prefeito Marcelo Passuelo, lembrando que a estatal, mantém presença destacada no Mercosul, sendo responsável por mais 43% de toda a energia consumida no Brasil.

“Atualmente, mais de 90 milhões de brasileiros dependem de Furnas, que é nosso principal patrimônio e não pode ser alienado", lembrou, frisando que a estatal conta com um complexo de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, totalizando uma potência instalada de aproximadamente 9.000 MW. “Furnas, atualmente, é uma das maiores empresas nacionais”, destacou.

Muito aplaudido, o prefeito criticou a privatização do setor hidrelétrico, ressaltando ainda que, em países, como os EUA, Canadá, França e Alemanha, os principais recursos hidrelétricos e as bacias hidrográficas são mantidos sob-rigoroso controle governamental, devido ao seu caráter estratégico e à sua importância social e econômica.

Além do prefeito – Marcelo Passuelo, participaram dos protestos, o empresário e ex-vice-prefeito de Fronteira – Clayton Ferreira (PP) e o assessor administrativo da Prefeitura – André Luiz da Cunha.