Educação

PROERD 2017: Alunos são capacitados pela PMMG para resistência e combate as drogas

Com mais essa ação, o Proerd capacitou em Fronteira (MG), para serem agentes multiplicadores, no combate e resistência as drogas, mais 195 estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou no salão de eventos da Escola Municipal José Maria Bastos Garcia, na noite de segunda-feira, 11 de dezembro, mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Com mais esta ação, o programa desenvolvido pela PMMG, capacitou em 2017, em Fronteira, mais 195 alunos do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas: Poliana Ziza Ferreira (81), José Maria Bastos Garcia (81), Marechal Castelo Branco (18), Colégio Positivo (7) e Colégio Objetivo (8).

O programa é ministrado nas escolas por policiais militares, que são treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia, especialmente, voltada para crianças, adolescentes e adultos. Em Fronteira, o Proerd 2017, teve como instrutor, – o 1º Sargento do 3º Pelotão da PMMG de Fronteira - Wallisson Batista Silva.

Cerimônia de formatura

Em seu pronunciamento, o Capitão – João Carlos Pinto, que representou na cerimônia de formatura do Proerd 2017, o comando da 4ª Cia Independente da PMMG de Frutal, disse que o objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

“Hoje, nós estamos realizando, com o apoio do excelentíssimo prefeito, dos ilustres vereadores, da maçonaria, diretoras e professoras, da família e de colaboradores, mais uma formatura do Proerd”, destacou o Capitão, dizendo que ao longo de 12 anos, o programa de Educação e Resistência as Drogas, já formou cerca de 13 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e pais. “Esse programa vai além de uma educação voltada para a resistência às drogas, quando propaga a proteção e a oportunidade de alta realização para os jovens”, finalizou.

Legislativo

O presidente da Câmara de Fronteira – Marcelo Moraes (PRB), que na ocasião, representou também o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB), considerou o momento histórico para o município.

“Nós só temos que agradecer a Polícia Militar, nossas educadoras e nossas famílias”, afirmou e acrescentou: “Esse é um momento histórico e de muita reflexão, porque essas três entidades, são muito importantes para nossas vidas”, disse, frisando: “A nossa família é à base de tudo; a escola nos prepara para a vida e a nossa Polícia Militar, assegura nosso bem estar, desenvolvendo um trabalho excepcional”, destacou Moraes, elogiando o 1º Sargento Wallisson, pelo trabalho que vem realizando nas escolas do município, como instrutor do Proerd e cidadão fronteirense.

A secretária de Educação do município – Dóris Day disse que o programa não apenas conscientiza os alunos e familiares, sobre o papel de cada um perante as drogas. “O Proerd tornou-se o principal programa no combate e resistência as drogas em nosso país. Nossas crianças crescem com o sentimento de que as drogas fazem mal, e com isso, tornam-se multiplicadores no enfretamento e resistência a essa enfermidade”, destacou a secretária, finalizando: “E, não poderíamos deixar de reconhecer e agradecer a nossa Polícia Militar, em especial, nosso Sargento Wallisson, que tanto tem se dedicado para o bem estar de nossas crianças e adolescentes”, reconheceu.

Estiveram presentes ainda na cerimônia de formatura do Proerd 2017, os vereadores, – Leandro Pineis (PP), Silvano Motos (PMDB) e Dunga (PR), os secretários do governo, - Dóris Day (Educação) e Fernando Miziara (Finanças), o venerável mestre da Loja Maçônica de Fronteira, – Geraldo Rios, além de professoras, coordenadoras, supervisoras, vice-diretoras, diretoras e colaboradores.