Saúde

PROGRAMA MAIS SAÚDE: Agentes de saúde são capacitados para prestar primeiros socorros

Abertura do curso de primeiro socorros

Com um novo olhar para o setor, o governo de Marcelo Passuelo (PMDB), não tem medido esforços, para humanizar e melhorar a qualidade da saúde em Fronteira. Dentre as ações previstas em seu plano de governo, está a capacitação dos servidores da saúde.

Visando melhorar a qualidade na prestação de serviços de saúde para a população, o prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB), em comemoração ao dia do Agente de Saúde, através da secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira, 4 de outubro, na sede do Rotary Clube de Fronteira, curso de treinamento básico sobre  “Primeiros Socorros”, para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Com os temas: cuidados básicos em situações de emergência, parada cardiorrespiratória, manobra de ressuscitação em adultos e crianças, paciente em crise convulsiva, engasgo e asfixia, manobra de Heimlich, imobilização e uso do colar cervical em pacientes desacordados, assim como, pranchamento e deslocamento do paciente ao serviço de urgência e emergência, os agentes de saúde, ampliaram seu conhecimento e a importância dos primeiros socorros.

O curso dividido em dois momentos, com aula teórica e na prática, foi ministrado pelas enfermeiras padrão das ESFs: Gedália Pettinelli, Cléris Ferreira Ribeiro e Kátia Alessandra Rocha Nascimento. “Houve interesse e empenho de todos os participantes, além da boa interação da equipe e excelente aproveitamento do curso”, destacou a coordenadora de atenção básica - Daniela Costa Lopes Rodrigues, lembrando ainda que a farmacêutica do município – Fernanda Martins, abordou questões sobre o uso racional de remédios, explicando quais são os medicamentos existentes na rede e qual o fluxo a ser seguido. A farmacêutica ainda ressaltou sobre o papel do agente de saúde na orientação farmacêutica, que deve estar atento e ter conhecimento, quanto ao uso correto de medicamentos.

“Houve momento de discussão sobre os assuntos abordados durante o treinamento, com perguntas e respostas”, explicou à coordenadora de saúde, lembrando que o processo de capacitação dos servidores da saúde, é de suma importância para melhorar a qualidade do atendimento à população.

Secretaria de saúde

Num momento em que o município passa por uma crise orçamentária difícil, a secretária de Saúde – Márcia Toledo, fez questão de destacar o empenho do prefeito – Marcelo Passuelo (PMDB), ressaltando que ele não tem medido esforços para melhorar cada vez mais, a qualidade dos serviços de saúde em Fronteira. Na sequência, ela reconheceu e destacou a importância dos agentes de saúde para o bem estar da população.

“Eu não poderia deixar de destacar o empenho de toda nossa equipe de saúde, e de parabenizar pelo seu dia, nossos agentes de saúde, que sem duvida, tem realizado um excelente trabalho e que suas ações, são fundamentais para bem estar de nossa população”, destacou a secretária.