Saúde

PROGRAMA MAIS SAÚDE: Equipe de enfermagem é capacitada para cuidar de pacientes com feridas crônicas

Profissionais de enfermagem durante curso de curativos

O curso, ministrado pelo médico angiologista e vascular – Dr. João Carlos do Valle, assegurará para os pacientes com feridas crônicas, e que necessitam de cuidados especiais, melhores condições de tratamento médico.

Outra ação importante e que ampliará e melhorará a qualidade do atendimento médico em Fronteira, foi a realização do curso de curativos, que prioriza pacientes com feridas crônicas. Segundo a secretária de Saúde do município – Márcia Toledo, o curso atualizou o conhecimento dos profissionais de enfermagem, que são responsáveis por pacientes com feridas crônicas.

O curso realizado no último dia 29 de setembro, no Centro de Convivência do Idoso, foi ministrado pelo médico angiologista e vascular – Dr. João Carlos do Valle. Na ocasião, o médico abordou assuntos e tópicos relevantes à estrutura da pele, o que são e o que ocasionam as feridas crônicas, formas de realizar curativos com qualidade, realização e avaliação dos curativos e das feridas, classificação de feridas, tipos de curativos, tipos de cobertura, qual o papel de cada profissional no cuidado de cada indivíduo, importância do cuidado multiprofissional, importância do envolvimento da equipe na recuperação do paciente e cuidados básicos para prevenção de feridas.

“A capacitação teve duração de 4 horas e contou com a participação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem das ESFs/PACS e Unidade Mista de Saúde e foi de suma importância para nossa equipe, que atualizou seu conhecimento, e com isso, pacientes nesta situação, terão um atendimento muito melhor”, destacou a secretária de Saúde de Fronteira.