Educação

PROJETO EDUCACIONAL transforma cotidiano de crianças, priorizando uma vida saudável

Crianças aprendem na prática a valorizar os alimentos

Como um novo olhar, o governo fronteirense, vem disseminando nas escolas e creches do município, um novo conceito de Educação. Ações educacionais que não eram priorizadas, tornaram-se essenciais para o cotidiano dos CMEIs do município.

Num país, em que ainda, milhões de brasileiros, vivem às margens da miséria, refletir e alertar os alunos e pais, sobre a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis e sem desperdícios, tem sido o mote educacional do Centro Municipal de Educação Infantil “Dona Mençora”, que através do projeto Horta Pedagógica, ensina na prática, crianças de 1 a 4 anos de idade, a valorizar os alimentos, cultivando a terra de forma sustentável, e ao mesmo tempo, ampliando o conhecimento delas, introduzindo a Geometria (campo da matemática que se preocupa com tamanho e formato de figuras geométricas).

Durante as discussões na Creche Dona Mençora, sobre a importância de se alimentar bem, os professores desenvolvem atividades para os alunos, que vão além da sala de aula, entre elas: promovem palestras com a nutricionista do município, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, degustação de alimentos e a implantação de uma Horta Pedagógica, em que os canteiros, são cercados individualmente com garrafas pets. Cada canteiro tem o formato de uma figura geométrica, que representa as partes do corpo de um boneco. O projeto ainda ensina as crianças a adubar a terra, bem como, a plantar e colher o alimento no período correto. Esse novo conceito educacional implantado nas creches de Fronteira, conta também com a participação dos pais, que ajudam seus filhos, a cuidar da horta.

Resultados

Segundo a diretora da creche – Jardenita Leal Campos, a realização de atividades práticas, além de despertar o interesse dos alunos, faz com que seus pais, tenham outro conceito, sobre alimentação saudável.

“Antigamente, as crianças tinham uma visão muito diferente sobre alimentação. Após a criação do projeto, os alunos puderam perceber de uma maneira didática e criativa, a importância de se alimentar de forma saudável”, comemora a diretora, explicando que o projeto também foi responsável por uma transformação radical na percepção dos professores e comunidade local sobre os hábitos saudáveis.