SECRETARIA DA SAÚDE intensifica campanha de vacinação contra a gripe H1N1

0

O Ministério da Saúde determinou aos municípios, como o dia da mobilização nacional contra o vírus da gripe, intitulado de Dia “D” da campanha, sábado, 13 de maio, com atendimento em todas as unidades da ESFs ou PSFs.

A Secretaria Municipal da Saúde de Fronteira (MG), iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe Influenza (H1N1). E nesta terça-feira, dia 18, até a próxima quinta-feira, na Praça da Vitória – em frente ao terminal rodoviário, será feita a intensificação da Campanha, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas. É necessário levar o cartão de vacinas e documento de identidade.

Vale ressaltar que a campanha contra o vírus H1N1, se estenderá até o dia 26 de maio, nos PSFs e no posto de saúde da Lagoa Seca. Conforme determinação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), diabéticos e pessoas com doenças crônicas.

Dia “D”

O Ministério da Saúde determinou aos municípios, como o dia da mobilização nacional contra o vírus da gripe, intitulado de Dia “D” da campanha, sábado, 13 de maio, com atendimento em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos municípios ou PSFs.

A população indicada para a vacina deve procurar o posto de saúde mais próximo, não deixando para a última hora. A vacina começa a proteger o organismo, 15 dias após a aplicação.

A secretária municipal de saúde do município – Márcia Toledo solicita à população, que integra o público alvo da campanha, que compareça aos postos de saúde até o dia 26 de maio, munidos do cartão de vacinas e documento de identidade, para imunização. Segundo ela, a vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção contra o vírus da gripe Influenza (H1N1).